Revolta do Vintém

Ouça o barulho do povo revoltando-se contra o aumento da tarifa. Não estamos em 2013, ano dos protestos de junho contra o aumento dos ônibus que tomaram conta do Brasil. Estamos no finzinho de 1879. Entre 28 de dezembro e 4 de janeiro, as ruas do Rio foram chacoalhadas pela Revolta do Vintém. O povo mais pobre estava revoltado contra o aumento que havia sido instituído para quem usava os bondes da cidade, então capital do Império. Agora teriam de pagar 20 réis, ou 1 vintém, para usar o transporte.

O povo gritava:

– Fora o vintém!

Aqui onde hoje existe a movimentada estação de metrô Uruguaiana, havia trilhos onde passavam os bondes, que eram puxados por burros.

No primeiro dia de 1880, quando o aumento ia ser oficializado, uma multidão de cerca de 5 mil manifestantes espancou os condutores, esfaqueou os burros e até arrancou os trilhos ao longo da rua Uruguaiana.

A polícia não foi suficiente para conter o protesto, e o Exército foi chamado. Recebido com pedradas pelo povo, os oficiais responderam com chumbo grosso. Não se sabe exatamente o número de mortos daquele dia.

Como resultado, o ministério caiu, e o aumento foi revogado, afinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *