A prisão histórica de Tiradentes na Ilha das Cobras

Não existe nenhuma indicação de que se pode visitar essa prisão, que fica dentro do Hospital Militar da Marinha, na Ilha das Cobras. Mas a visitação está aberta todas as manhãs, de segunda a sexta. Basta chegar à entrada do hospital e pedir para visitar a cela.

A Inconfidência Mineira, uma conspiração, ou conjuração, contra a dominação portuguesa de Minas Gerais que queria estabelecer um país independente e republicano, foi desmantelada em 1789 e seus líderes, presos. O alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, ficou preso nesse local antes de ser transferido para o que era a Cadeia Velha, no mesmo lugar onde hoje fica o Palácio Tiradentes. Algumas fontes, como o livro Tiradentes – esboço biográfico, asseguram que ele ficou preso na Ilha das Cobras durante três anos.

Em 18 de abril de 1792, foi lida a sentença no centro do Rio de Janeiro. Doze dos inconfidentes foram condenados à morte. Porém a rainha de Portugal Maria I abrandou a pena de todos, enviando-os para o exílio. Apenas Tiradentes foi punido com a morte. Ele foi enforcado diante de uma multidão em 21 de abril de 1792, na praça que hoje leva seu nome.

Após a proclamação da República, em 1889 – um século depois –, Tiradentes foi alçado à figura de mártir e herói nacional pelo novo regime, sendo até hoje um dos maiores símbolos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *