Pedra do Sal

Tombada em 1987 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a Pedra do Sal é uma grande pedra com uma escadaria talhada, esculpida por negros escravizados, aos pés do morro da Conceição.

O lugar, que dava na areia da praia antes de a reforma urbana soterrar o porto no começo do século 20, ganhou o nome de Pedra do Sal porque era aqui que o sal era descarregado dos navios que ali atracavam. Então era levado pelos negros morro acima. Da Pedra do Sal também eram extraídos pelos escravos, no século 19, cortes de pedra para construção das ruas do Rio de Janeiro.

Depois do fim da escravidão, virou ponto de encontro de sambistas que trabalhavam como estivadores. Tudo como o berço do samba – ou um dos berços do samba, já que o assunto é controverso – sugiram aqui os primeiros ranchos carnavalescos – um desfile ao som de música, precursor do Carnaval carioca. Atualmente, toda segunda-feira acontece a Roda de Samba Pedra do Sal, que junta sambistas para tocar o ritmo, além de outras rodas ao longo da semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *