Teatro Municipal

Inaugurado em 14 de julho de 1909, por iniciativa do prefeito Pereira Passos (1902-1906), o Theatro concretizou um sonho que já existia desde meados do século 19, de que a capital deveria ter um majestoso teatro.

O projeto denominado Aquilla – que tinha um autor “secreto”, o engenheiro Francisco de Oliveira Passos, filho do prefeito – e o projeto Isadora, do arquiteto francês Albert Guilbert, vice-presidente da Associação dos Arquitetos Franceses, foram os dois primeiros colocados.

O site do teatro conta que ‘‘o resultado do concurso causou uma forte polêmica na Câmara Municipal, acompanhada pelos principais jornais da época, em torno da verdadeira autoria do projeto Aquilla, suspeito de ter sido elaborado pela seção de arquitetura da Prefeitura, e do suposto favoritismo de Oliveira Passos. O projeto final foi o resultado da fusão dos dois premiados, uma vez que ambos correspondiam a uma mesma tipologia, inspirada na Ópera de Paris’’.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado pelo presidente Nilo Peçanha e pelo prefeito Sousa Aguiar no dia 14 de julho de 1909. Concentra shows de dança, música e ópera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *