Um cortiço tombado

São poucos os cortiços que sobreviveram à demolições de Pereira Passos. Este aqui, na rua a Rua Sacadura Cabral 295, é um deles. O casarão não só sobreviveu ao “bota-abaixo”, mas também ao tempo. Tombado e reformado pela prefeitura em 1998, ele ainda hoje funciona do mesmo jeito que os cortiços do começo do século, com banheiros e área de serviço coletivos.

Em três andares há 16 apartamentos. Cada andar conta tem dois chuveiros e dois vasos sanitários, cuja limpeza fica a cargo dos próprios moradores.

Em 2015, uma das moradoras foi entrevistada pelo jornal O Dia em 2015. A farmacêutica Elen Hanauer, de 56 anos, contou que se mudou para o cortiço em 2001. “Viver em espaço coletivo é muito complicado. Às vezes as pessoas não se disponibilizam a limpar, ou não querem dividir o material. Para evitar confusão, acabo fazendo por minha conta”, desabafou. Outro morador, o aposentado José Braselino dos Reis, de 65 anos, era o “faz-tudo” que cuidava da manutenção do casarão. “Sou eu que divido as contas de água e luz e coloco no quadro para os moradores. Se alguém dá muito problema ou reclama demais, a gente faz um abaixo-assinado e tira, mas é difícil de acontecer”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *